SWIFT/BIC x IBAN

Os códigos SWIFT/números BIC e IBAN são dois identificadores reconhecidos globalmente, usados para localizar contas bancárias ao organizar transferências internacionais de dinheiro.

Qual é a diferença entre um IBAN e um SWIFT/BIC?

Os códigos IBAN e SWIFT são usados para identificar e facilitar transferências internacionais de dinheiro, mas a principal diferença entre os dois reside na informação que cada código transmite. Um IBAN é um identificador exclusivo de uma conta individual, enquanto os códigos SWIFT especificam o banco.

Abreviatura

IBAN - Número da conta do banco internacional

SWIFT/BIC - Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais ou Código de Identificação Empresarial

Personagens

IBAN - Letras e números

SWIFT/BIC - Letras e números

Comprimento

IBAN - Até 34 caracteres

SWIFT/BIC – 8 a 11 caracteres

Propósito

IBAN - Usado para identificar contas bancárias específicas em todo o mundo

SWIFT/BIC - Usado para identificar bancos específicos em todo o mundo

Exemplo

IBAN - GB33BUKB20201512345678

SWIFT/BIC - BUKBGB22

O que é um IBAN?

Um Número de Conta Bancária Internacional – mais conhecido pela sua forma abreviada IBAN – é um código bancário que consiste em até 34 letras e números. É usado como identificador exclusivo para contas bancárias em todo o mundo ao iniciar transferências internacionais de dinheiro. Um IBAN contém o país, o banco e a conta bancária do titular da conta e é usado para garantir que os fundos sejam depositados na conta correta.

Qual é a aparência de um número IBAN?

Este é o Número Básico da Conta Bancária (BBAN)
GB33BUKB20201512345678

Código IBAN

Consiste em até 34 dígitos, letras e números

O formato de qualquer número IBAN pode ser traduzido da seguinte forma:

  • O código do país de dois dígitos (GB33BUKB20201512345678)
  • Os números de cheque de dois dígitos (GB33BUKB20201512345678)
  • O código do banco de quatro dígitos (GB33BUKB20201512345678)
  • O código de classificação de seis dígitos da agência bancária (GB33BUKB20201512345678)
  • Código de 8 dígitos do número da conta bancária (GB33BUKB20201512345678)

Quando preciso de um IBAN?

Você precisará de um IBAN ao fazer uma transferência internacional de dinheiro, para identificar a conta bancária específica para a qual deseja enviar dinheiro.

Onde encontro um IBAN?

Você pode encontrar seu IBAN nos extratos de conta ou no perfil do seu internet banking.

Onde os IBANs são usados?

Os IBANs são usados na maioria dos países do mundo, embora não sejam usados nos EUA.

O que é um número de conta bancária básica (BBAN)?

Todos os caracteres após os números do cheque de dois dígitos podem ser chamados de número básico da conta bancária. Geralmente conterá o número real da conta bancária individual, bem como o código do banco e a referência da agência bancária.

Cada país tem seu próprio formato específico para números de contas bancárias básicas e, dependendo do país envolvido, pode ter até 30 dígitos.

O que é um código SWIFT/BIC?

O código SWIFT é outro tipo de código bancário, reconhecido internacionalmente por bancos e instituições financeiras como método de identificação ao transferir dinheiro para o exterior. Os códigos SWIFT são emitidos pela Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication (SWIFT) e não devem ser confundidos com IBANs.

Os códigos SWIFT são mais curtos que os números IBAN – compostos por 8 a 11 caracteres – mas têm um propósito semelhante: fornecer detalhes cruciais durante o processo de transferência de fundos para uma conta bancária no estrangeiro. Os códigos SWIFT identificam o banco, enquanto o IBAN identifica a conta bancária.

Os códigos SWIFT incluem o endereço do banco, o número da agência e o país de destino da remessa global relevante. Os códigos SWIFT também podem ser chamados de BIC: significa Código de Identificação Comercial.

Qual é a aparência de um código SWIFT?

Código SWIFT/BIC
BUKBGBXX

Consiste em um código de 8 ou 11 dígitos de letras ou números

Um exemplo de SWIFT/BIC é: BUKBGB22XXX

Esta informação é interpretada por bancos e instituições financeiras e traduzida no seguinte:

BUKB: Código do banco. Essas quatro letras geralmente parecem uma versão abreviada do nome do banco.

GB: Código do país. Estas duas letras representam o país onde o banco está.

22: Código de localização. Esses dois caracteres indicarão onde está localizada a sede do banco.

09L: Código da filial. Os últimos três caracteres indicarão a agência específica do banco.

Quando preciso de um código SWIFT?

Você precisará de um código SWIFT ao fazer um pagamento internacional, quando precisar identificar o banco do destinatário para o qual está enviando o dinheiro. Você também precisará do IBAN para mostrar para qual conta bancária o dinheiro está indo - bem como quaisquer outros dados bancários relevantes.

Onde posso encontrar um código SWIFT?

Geralmente você pode encontrar o código SWIFT de um banco em seu site, aplicativo, onde estão os dados da sua conta e em quaisquer extratos.

Preciso de um IBAN se tiver um SWIFT?

Provavelmente, você precisará de um IBAN, pois ele é necessário para transferências internacionais para muitos países ao redor do mundo, mesmo que você também tenha um código SWIFT.

Onde os códigos SWIFT são usados?

A maioria dos países utiliza o sistema bancário SWIFT – é utilizado em mais de 200 países e territórios em todo o mundo.

Você pode usar um IBAN para encontrar um código SWIFT?

Sempre que o cliente encontre o seu IBAN, o SWIFT/BIC também deverá estar claramente afixado no mesmo local. Isso pode ocorrer em qualquer um dos seguintes locais:

Conta bancária on-line: visualize os detalhes da sua conta ou pesquise a opção de visualizar seu código SWIFT

Extratos bancários on-line ou em papel: exibirão seu código SWIFT

No site do banco: Se o banco não tiver o código SWIFT exibido em seu site, você pode ligar para o banco ou visitar a agência para descobrir seu código SWIFT

O número IBAN de um cliente conterá alguns dos mesmos caracteres do código SWIFT. No entanto, estes códigos não são iguais e por isso não é possível utilizar um IBAN para encontrar um código SWIFT.

Você precisará de um código IBAN e um código SWIFT?

Pode ser necessário usar um código IBAN e um código SWIFT para transferências bancárias internacionais, pois um especifica para qual banco o dinheiro vai e o outro especifica qual conta nesse banco. No entanto, nem todos os países estão no sistema IBAN, pelo que para transferências para estes locais necessitará apenas de um código SWIFT.

Envio de dinheiro no Reino Unido e na UE

Para aqueles baseados no Reino Unido e na UE, será necessário um número IBAN para transferências SEPA, enquanto os códigos SWIFT serão necessários para depósitos internacionais de fora do EEE: consulte o nosso guia de códigos SEPA vs SWIFT aqui. Todos os países da União Europeia (UE) utilizam o IBAN, pelo que se estiver a fazer uma transferência em euros, necessitará do seu IBAN e BIC.

Como faço uma transferência internacional?

Para fazer uma transferência bancária, você precisará fazer o seguinte:

1- Cadastre-se no seu provedor: se você ainda não está registrado no provedor escolhido, cadastre-se para criar uma conta. Talvez seja necessário verificar sua identidade

2- Preencha os detalhes sobre o destinatário: normalmente você precisará fornecer seu nome, endereço, informações de contato e dados bancários - incluindo SWIFT/BIC e IBAN, se necessário

3- Confirme sua transferência: certifique-se de que todos os detalhes estejam corretos e finalize sua transferência – normalmente levará pelo menos um dia para ser processada

Alternativa mais barata para transferências bancárias internacionais

As transferências bancárias internacionais são caras e demoradas - se você está procurando uma alternativa mais barata, então a melhor aposta é um provedor de transferência de dinheiro. Esses provedores são especializados em movimentar dinheiro para o exterior e possuem sua própria rede de contas bancárias em todo o mundo que lhes permite evitar o uso do sistema SWIFT.

Como resultado, provedores de transferência de dinheiro como WorldRemit, Wise e XE são capazes de oferecer transferências para o exterior mais rápidas e baratas do que os bancos tradicionais. Eles oferecem uma variedade de opções, desde depósitos bancários até retirada de dinheiro, e muitas vezes concluem as transferências de maneira mais rápida e barata, graças aos bancos.



Mais artigos